Noticias

Garland participa na passagem de testemunho do comando EUROMARFOR para a Marinha Portuguesa

Publicado o 30 Agosto 2017

A Garland Navegação atendeu em Lisboa, no âmbito dos serviços que presta à NATO, a fragata italiana “Luigi di Rizzo” e a embarcação espanhola “Blas de Lezo”, dois dos três navios que se juntaram na capital portuguesa para a passagem de testemunho do comando EUROMARFOR para a Marinha Portuguesa pelo anterior comando italiano.

Portugal assume assim pela terceira vez a liderança da EUROMARFOR, tendo os anteriores comandos decorrido entre 2009 e 2011 e entre 1998 e 1999.

A Força Marítima Europeia foi criada em 1995 por França, Itália, Portugal e Espanha. Na sequência da Declaração de Petersberg (1992), as quatro nações criaram a unidade multinacional com capacidade para ser empregue de forma independente ou em conjunto com outras forças, em operações autónomas ou patrocinadas por entidades supranacionais (União Europeia Ocidental – UEO, União Europeia – UE, Organização das Nações Unidas – ONU, entre outras) em missões humanitárias ou de evacuação, de resgate, de manutenção de paz e de combate.