Noticias

Garland com mais de 85 000 m2 de área logística de norte a sul do país

Publicado o 24 Outubro 2016

Em apenas quatro anos, o Grupo Garland, que está a comemorar 240 anos de existência, viu a sua mais recente área de negócio crescer exponencialmente. Em janeiro de 2012, o então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, inaugurava na Maia aquele que pretendia tornar-se no polo centralizador da atividade logística da empresa na região Norte. A Garland somava então aos 7 000 m2 de área coberta na Abóboda, 12 000 m2 nas recém-inauguradas instalações, entretanto distinguidas por alguns prémios imobiliários, entre os quais o Prémio SIL. O crescimento sustentado desta área de negócio veio permitir à Garland “descentralizar” a atividade e, em apenas quatro anos, a capacidade logística da empresa, líder de Transportes, Logística e Navegação, quadruplicou, ocupando agora 85 000 m2 , distribuídos por centros logísticos localizados na Abóboda (Cascais), na Maia, em Famalicão, Vila Nova de Gaia e Mealhada.

“O investimento no Centro Logístico na Maia marcou o momento de viragem para o crescimento exponencial que a Garland Logística tem registado nos últimos anos. A qualidade das instalações, equipadas com as melhores e mais atuais tecnologias do mercado, e a sua excelente localização, perto do aeroporto, do porto de Leixões e dos principais eixos rodoviários, tornou distintiva a oferta, que muito rapidamente foi totalmente ocupada por novos clientes.

A dinâmica criada por este sucesso de comercialização permitiu alargar os horizontes da empresa, que desde então tem arrendado novos armazéns todos os anos, tendo previsto atingir no final do presente ano mais de 85 000 m2”, adianta Ricardo Sousa Costa, administrador do Grupo Garland responsável pela área da Logística.

Só no mercado nacional, a Garland Logística viu a sua faturação aumentar, em 2015, 17,5% comparativamente ao ano anterior, tendo movimentado mais de 4,6 milhões de volumes e 60 000 paletas e realizado mais de 12 milhões de pickings. A área de negócio de Transportes e Logística é, aliás, a que mais tem contribuído para o desenvolvimento do Grupo que, em termos globais, cresceu no ano passado 11%.
O Grupo Garland – uma das cinco empresas mais antigas do país – arrancou com a atividade logística em 1994, disponibilizando atualmente um conjunto completo de serviços logísticos que permite gerir toda a cadeia de abastecimento dos seus clientes em regime de outsourcing.

Com operação em todos os setores de atividade e com todo o tipo de produtos, possuindo, contudo, uma forte especialização na área têxtil e na distribuição de moda, a Garland Logística sustenta a sua atividade num dos mais modernos Sistemas de Gestão de armazéns do mercado (WMS), que utiliza avançadas soluções tecnológicas, como interfaces diretos e facilitados com qualquer software dos clientes, assim como terminais portáteis com radiofrequência e leitura ótica, entre outras.